Sinusite

 

 

O que é

 

A sinusite é uma doença comum que surge quando os seios paranasais (cavidades da face) inflamam e ficam obstruídos. Dessa maneira, não há renovação do ar ou eliminação das secreções¹. Em geral, é decorrente de alergias ou infecções por fungos, vírus e bactérias¹.

 

Quem está sob risco

 

A sinusite atinge pessoas de todas as idades principalmente no inverno, quando o frio favorece o inchaço dos vasos sanguíneos e consequente obstrução dos seios da face. Indivíduos que vivem em ambientes empoeirados, úmidos e sem ventilação são mais propensos a desenvolver sinusite, pois tais condições colaboram para o surgimento de alergias, que provocam a produção de muco e criam ambiente propício para a proliferação de bactérias¹.

 

Sinais e sintomas

 

A pessoa acometida por sinusite geralmente apresenta dor de cabeça em forma de pulsos ou pontadas, além de sensação de pressão nas regiões afetadas e obstrução das vias nasais. Principalmente nas sinusites por bactérias, há presença de secreção amarelada ou esverdeada². A infecção por Haemophilus influenzae tipo B merece atenção, pois ela pode desencadear problemas mais graves se partir dos seios da face para outras partes do corpo. O surgimento repentino de febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca é indicativo de meningite. Pneumonia, epiglotite (infecção da epiglote, estrutura localizada próxima à ligação entre faringe e laringe), otite (infecção do ouvido), infecção generalizada, inflamação do pericárdio (membrana que reveste o coração) e das articulações são algumas das complicações graves que exigem atendimento médico imediato³.

 

Transmissão

 

Quando a sinusite ocorre por pneumococos ou por Haemophilus influenzae tipo B, a transmissão ocorre por contato com secreções da pessoa infectada. Como em épocas frias é mais comum permanecer em locais fechados, o risco de transmissão aumenta nesses períodos.³

 

Prevenção

 

A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra as doenças causadas pelas bactérias pneumococos e Haemophilus influenzae tipo B⁴.

 

Tratamento

 

Em geral a sinusite é uma doença da qual o organismo se livra naturalmente. Medicamentos prescritos pelo médico e lavagem constante da região nasal com soro fisiológico são úteis para aliviar os sintomas. Em caso de sintomas como os das infecções secundárias citadas anteriormente, deve-se procurar atendimento médico imediatamente².

 

Para acessar as referências bibliográficas desta seção, clique aqui

 

PREVINA-SE, NÓS APOIAMOS ESTA IDEIA

Rua Domiciano Santana, 270 | Bairro Água Branca | Avaré-SP

Telefone: 14 3731-3251 - Celular:  14 99832-3006  - 14 99128-9439

 

© 2016 Clínica e Imunológica São Luís - Todos direitos reservados