Notícias

A Estratégia Cocoon

 

A palavra inglesa cocoon significa “casulo” e é usada para dar nome à estratégia mundial criada pela OMS de conscientização e estímulo à proteção de bebês ainda sem defesa imunológica contra doenças importantes como a coqueluche e a gripe. Essa estratégia é muito importante quando falamos da coqueluche que é a quinta causa de morte em menores de cinco anos, atingindo em sua maioria, bebês de 2 a 4 meses de vida. Estes, apesar de iniciarem a vacinação aos dois meses, só estarão completamente protegidos quando completarem a terceira dose da vacina Tríplice Bacteriana (que também protege contra difteria e tétano) por volta do sexto mês de vida da criança.

 

O reforço da proteção vacinal do adulto ajuda a interromper a transmissão, evitando o contágio do bebê. Pensando nisso, a estratégia visa vacinar todos que mantêm contato com os bebês, criando desta forma uma espécie de casulo, protegendo-os de uma possível transmissão da doença. Entre os principais transmissores estão: a mãe (32%), as babás (25%), os irmãos (20%), o pai (15%), os avós (8%).

 

A coqueluche também é conhecida como “tosse comprida”. Quando ocorre durante a infância, os sintomas são bem definidos e incluem: tosse, guinchos e falta de ar. Contudo, a partir da adolescência, a doença é geralmente branda, caracterizada por tosse persistente e é comumente confundida com “resto de resfriado” e os adultos geralmente não sabem se estão com a doença.

 

Visando reduzir a coqueluche nos bebês, países como Estados Unidos, França, Áustria, Alemanha, Bélgica e Costa Rica, incorporaram uma dose de reforço no calendário nacional de vacinação de adolescentes e adultos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunizações preconiza o reforço para os adolescentes a partir de 11 anos e todos adultos, especialmente os que convivem com bebês. Portanto, para proteger seu bebê nos primeiros meses é preciso envolvê-los em um casulo: os pais e as pessoas que cuidam dos bebês e gestantes devem tomar a vacina

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

Previna-se contra doenças desta estação

 

O Inverno está chegando, previna-se contra doenças desta estação. PREVENAR 13, a melhor vacina contra pneumonia, indicada para crianças com 2,4,6 e 12 meses. DOSE ÚNICA para crianças com mais de um ano até os 18 anos e a partir dos  50 anos

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

 

Coqueluche

 

Também conhecida como tosse comprida, doença altamente contagiosa que pode comprometer indivíduos de qualquer idade se não estiverem vacinados.

Os próprios pais são responsáveis por mais da metade dos casos de transmissão da coqueluche para seus filhos. Como o bebê não está protegido contra a coqueluche, especialmente no primeiro ano de vida, a vacinação dos pais e dos adultos que convivem com ele é a forma mais segura de protegê-lo. Fale com seu médico sobre como fazer para estender a proteção que você tem como mãe para seus filhos.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Doenças Pneumocócicas

 

São causadas por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae conhecida popularmente por pneumococo, sendo uma das principais causas de pneumonia (45%), meningite (16%) e bacteremia, doenças estas associadas a taxas altas de complicações e morte, atualmente no Brasil representam a causa mais comum de internações com mais de 650.000 casos/ano. A bactéria está presente no nariz e garganta de pessoas saudáveis, sua transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções do nariz e boca entre pessoas que compartilham o mesmo ambiente, a exemplo de moradores da mesma casa ou residentes de casa de repouso. Crianças até 5 anos e pessoas a acima de 50 anos tem maior risco de contrair estas doenças, porém pessoas de qualquer idade que possuem asma grave, doenças crônicas no coração, fígado, rins, pulmões, diabetes, câncer, transplante de órgãos, ausência de baço, anemia falciforme, histórico de alcoolismo, HIV/AIDS, implante na parte interna do ouvido(cóclea) ou vazamento do líquido cerebrespinhal também são mais suscetíveis. A vacinação é a melhor forma de prevenção destas doenças. A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) recomenda de rotina que: crianças devam ser vacinadas com 2,4 e 6 meses com reforço dos 12 as 15 meses, preferencialmente com a vacina pneumocócica 13 valente (conhecida como Prevenar 13) e adultos acima de 50 anos primeiramente com a vacina conjugada 13 valente (Prevenar 13) em dose única e após 60 dias com a vacina pneumocócica polissacarídica 23 valente(conhecida com Pneumo 23), sendo está reforçada após 5 anos.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

Rotavírus

 

É um vírus comum do trato digestivo, muito fácil de contrair, pode se manter vivo por até 10 dias em superfícies de objetos diversos, como brinquedos infantis, a transmissão se dá através do contato de uma pessoa não infectada com objetos, pessoas, água ou alimentos contaminados. Os sintomas incluem diarreia, vômito e febre, podendo se assemelhar a uma indisposição estomacal comum, mas pode causar vômito ou diarreia mais de 20 vezes ao dia. Os sintomas podem durar até 9 dias. Aleitamento materno, lavagem das mãos, limpeza de objetos e utensílios e higienização de alimentos são medidas que podem prevenir a gastroenterite por rotavírus. O rotavírus é a principal causa de diarreia grave entre crianças em todo mundo sendo os tipos G1, G2, G3, G4 e G9 os causadores de 95% das infecções em todo mundo. Há vacinas e devem ser administradas dos 2 aos 6 meses de idade, a rede pública disponibiliza a vacina contra um tipo de rotavírus. A Imunológica São Luís possui a vacina pentavalente para imunização contra os 5 principais vírus.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

Crianças, vacinas para doenças pneumocócicas

 

A Sociedade Brasileira de Imunizações (www.sbim.org.br) recomenda a imunização para doenças pneumocócicas em crianças com 4 doses da vacina pneumocócica conjugada, preferencialmente a VPC 13(Prevenar 13), ao 2º,4º e 6º mês de vida com reforço do 12º ao 15 º mês de vida. sendo indicada dose extra com VPC 13(Prevenar 13) com objetivo de de ampliar a proteção para as crianças até 5 anos que receberam a vacina VPC 10 disponível na rede pública. A proteção dos filhos é um ato de amor para toda a vida. A vacinação pode ajudar a prevenir a doença pneumocócica, assim como reduzir a difusão da bactéria para outras crianças, podendo também ajudar a reduzir a resistência aos antibióticos.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Mulheres grávidas

 

Durante a gestação as vacinas indicadas são apenas a da Hepatite b, Gripe e DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche acelular). A Imunológica São Luís nesta próxima quarta-feira estará recebendo uma remessa da Vacina DTPa (Refortrix), a única indica em bula para gestantes com idade gestacional acima de 20 semanas, esta vacina estava em falta por meses e ainda a sua venda está limitada pelos laboratórios. A imunização da mãe e das pessoas que irão cuidar do recém nascido é muito importante, pois é grande o risco de transmissão de doenças infecto contagiosas ao recém nascidos devido ao seu frágil sistema imunológico e ainda em desenvolvimento.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Vacina para Pneumonia em Adultos

 

A vacina pneumocócica conjugada 13 valente (Prevenar 13) está indica para todo adulto acima de 50 anos e para crianças até 5 anos. Outras indicações para pessoas com menos de 50 anos seriam: diabetes melito, pacientes com doença crônica cardiovascular, pulmonar e hepática, alcoolismo, vazamento de liquor, asplenia anatômica ou funcional, imunocomprometidos com HIV, leucemia, linfoma, doença de Hodgkin, mieloma múltiplo, câncer generalizado, insuficiência renal crônica ou síndrome nefrótica, sob terapia imunossupressora (incluindo corticosteroides) e submetidos a transplante de órgãos ou medula óssea. A vacina em adultos é dose única e pode ser administrada conjuntamente com a vacina da gripe.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Imunológica São Luis, a sua casa de vacinas em Avaré, possui vacinas para prevenção de Catapora (Varicela)

 

A catapora é uma doença benigna, mas altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster e famosa pelas manchas e feridas avermelhadas que coçam bastante¹. Apesar de ser uma doença comum na infância ou adolescência, não deve ser encarada como inofensiva. Uma vez adquirido o vírus, o indivíduo fica imune por toda a vida. Entretanto, o agente irá permanecer no organismo, podendo provocar posteriormente uma doença chamada herpes-zóster, conhecida também como cobreiro¹. Anualmente, quase 11 mil pessoas são internadas por causa da varicela no Brasil, resultando em mais de 160 óbitos /ano².

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Vacina atenuada contra herpes-zóster, para pessoas a partir de 50 anos

 

ZOSTAVAX, vacina atenuada contra herpes-zóster, está indicada em DOSE ÚNICA, para pessoas a partir de 50 anos de idade para prevenção de herpes-zóster, neuralgia pós herpética e redução da dor aguda e crônica associada ao herpes-zóster. Aproximadamente 1 a cada 3 pessoas terá herpes-zóster durante a vida, sendo o risco e o nível de gravidade maior com a idade, não sendo possível prever quando o vírus da varicela-zóster será reativado. A dor agudo é o sintoma mais debilitante. Dor crônica e complicações oculares são frequentes, podendo em alguns casos ocasionar perda visual significativa.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Imunização uma história de sucesso

 

“A imunização tem sido uma grande história de sucesso na saúde pública. A vida de milhões de crianças tem sido salva, milhões têm a chance de viver uma vida mais longa e saudável, de aprender, brincar, ler e escrever, se movimentar por aí livremente e sem sofrimento.” Nelson Mandela Vencedor do Prêmio Nobel de 1993

 

A prevenção de doenças é o procedimento de saúde de maior custo-efetividade disponível. Como a imunização contribui para evitar a disseminação de doenças, muitas pessoas podem ficar protegidas contra as doenças e suas consequências.

 

Com exceção da água limpa e potável, nenhuma outra ação humana é mais benéfica que a imunização no combate às doenças infecciosas e na redução das taxas de mortalidade.

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Copa do Mundo

 

A copa do mundo chegou e vamos torcer muito pela nossa seleção. Mas não podemos perder o foco do que realmente importa, A NOSSA SAÚDE!

 

Navegue aqui no site e saiba mais como se prevenir. Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Promoção do Mês de Junho

 

Vacina contra Hepatite A Infantil R$ 110,00 em 3X no cartão ou 10% à vista. A vacina contra Hepatite A está indicada a partir dos 12 meses de idade com apenas um reforço após 6 meses. Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Vacinas recomendadas para pessoas acima de 60 anos

 

1- Vacina contra Gripe, revacinação anual.

2- Vacinas contra Pneumonia (Prevenar 13(Dose Única) e Pneumo 23 com reforço após 5 anos).

3- Vacinas contra Difteria, Tétano e Coqueluche (Acelular) com reforço a cada 10 anos.

4- Vacinas contra Hepatite B, reforço em 1 mês e segundo reforço após 6 meses.

5- Vacinas contra Herpes Zóster (Dose Única).

 

Obs: As Vacinas Prevenar 13 e contra Herpes Zóster já estão indicadas a partir dos 50 anos.

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Coqueluche

 

Imunológica São Luís, a sua casa de vacinas em Avaré, dispõe de vacinas contra Coqueluche para recém-nascidos e para crianças de 4 a 15 anos. A vacina contra Coqueluche, após 5 meses em falta, está para chegar no final do mês. A doença está aumentando no País e em todo mundo, também conhecida como tosse comprida, é uma doença altamente contagiosa que pode comprometer indivíduos de qualquer idade se não estiverem vacinados.

Os próprios pais são responsáveis por mais da metade dos casos de transmissão da coqueluche para seus filhos. Como o bebê não está protegido contra a coqueluche, especialmente no primeiro ano de vida, a vacinação dos pais e dos adultos que convivem com ele é a forma mais segura de protegê-lo. Fale com seu médico sobre como fazer para estender a proteção que você tem como mãe para seus filhos.

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Recomendamos as seguintes vacinas para mulheres grávidas

 

1- Vacina contra Gripe

2- Vacina dTpa, contra Coqueluche (acelular), Difteria e Tétano.

3- Vacina contra Hepatite B, ou A+B conforme prescrição médica.

 

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

Gripe (Influenza Sazonal)

 

O que é

A gripe é uma doença aguda das vias respiratórias. Vale ressaltar que, apesar de apresentarem sintomas em comum, resfriado e gripe são enfermidades diferentes. O primeiro é causado por rinovírus ou coronavírus, e a segunda pelo vírus influenza¹. Existem vários tipos de vírus influenza, entre eles o H1N1, causador da gripe suína, e o H5N1, que provoca a gripe aviária. Quando falamos somente “gripe”, de maneira geral estamos nos referindo àquela causada pelos vírus influenza A, B e C¹.

 

Quem está sob risco

A gripe é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios, por isso recebe o nome de influenza sazonal. No Brasil, essa temporada ocorre geralmente entre maio e outubro, mas difere dependendo da região. No Norte e Nordeste, é mais frequente entre abril e junho. No Sul e Sudeste, ocorre mais entre junho e outubro².

 

A vacina contra Gripe confere proteção após 20 dias de sua administração até Março do Próximo ano, quando são fabricas outras vacinas devido ao alto grau de mutação destes vírus.

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

SBIm - Atualiza seu calendário vacinal

 

SBIm - Sociedades Brasileira de Imunizações, atualizou o calendário de vacinação 2014/2015 - Confira abaixo:

 

Prematuro, Criança, Adolescente, Mulher, Homem, Idoso, Ocupacional.

 

Veja também em: www.sbim.org.br

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

Coqueluche (Tosse Comprida)

 

Coqueluche (Tosse Comprida), doença do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis, os casos mais graves ocorrem em menores de dois anos e em idosos, mas pode afetar qualquer faixa etária. A transmissão se dá pelo contato com gotículas eliminadas pelo paciente ao tossir, espirrar ou falar.  A incidência da doença no Brasil e no Mundo vem aumentando desde 2011. A Mãe é responsável por aproximadamente 33% da transmissão do micro-organismo ao bebê, o Pai 16%, os Irmãos 19% e os Avós por 8%. A melhor estratégia para proteger um bebê ao nascer é vacinar os adultos (A Mãe durante a gravidez, Pai, Avós, Irmãos e a Babá).

 

Vacinação contra Coqueluche: Crianças aos 2, 4, 6, 15 meses e entre 4-6 anos. Adolescentes o mais precoce possível aos 11 anos com reforço em 10 anos e adultos a cada 10 anos. Mulheres Grávidas após 20ª semana de gravidez, toda vez que engravidar. A Vacina contra Coqueluche no posto de saúde é fornecida apenas até 6 anos e por ser celular provoca maior índice de reações como dor e febre.

 

 

 

Mais informações 14 - 3731-3251

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

O que é Hepatite A

 

A hepatite A é uma doença viral contagiosa causada pelo A (VHA)¹. Esse vírus é muito resistente a diferentes condições ambientais, o que facilita sua disseminação². A hepatite A é a mais comum das hepatites³. Sua incidência é maior em locais de saneamento precário. Uma vez infectada e tratada, uma pessoa desenvolve imunidade permanente contra o VHA².

 

Quem está sob risco

Todas as pessoas que vivem em condições de insalubridade, com saneamento básico deficiente, são suscetíveis à contaminação pelo VHA³.

 

Sinais e sintomas

A hepatite A pode ser totalmente silenciosa, assintomática. Durante o período de incubação, que vai de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa já elimina o vírus nas fezes². Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos: febre, dores musculares, cansaço, mal estar, falta de apetite, náuseas, vômito², tonturas, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas¹. Na maioria das vezes, os sintomas são confundidos com os de uma virose e acabam desaparecendo².

 

 

Transmissão

A transmissão da hepatite A se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados¹. Entre os alimentos, os que merecem mais atenção são os frutos do mar, especialmente ostras, que muitas vezes são consumidas cruas ². Após a infecção, pode demorar até seis meses para o vírus ser completamente eliminado do organismo².

Prevenção

A melhor forma de evitar a doença é manter boas condições de higiene e de saneamento básico¹. O vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos², por isso é importante lavar as mãos com frequência. A doença é também prevenível por vacinação.⁴

 

Tratamento

Geralmente o organismo dá conta de combater a doença, não existindo tratamento específico.³ O tratamento limita-se a repouso e alívio dos sintomas mais incômodos como náuseas, vômitos e prurido, de acordo com a orientação médica.⁵ Uma recomendação deve ser seguida rigorosamente: não se deve consumir álcool por até três meses depois do desaparecimento completo dos sintomas, pois a agressão ao fígado pode levar a complicações².

 

Imunológica São Luís, a sua casa de vacinas em Avaré, acaba de adquirir um lote de Vacinas contra Hepatite A infantil com o melhor preço de Avaré e região, a vacina contra Hepatite A está indicada a partir de 12 meses de idade com reforço em 6 meses, além do ótimo preço, estamos parcelando em até 3x/no cartão, seu filho vai carregar está imunidade por toda a vida. Mais informações: 14- 3731-3251

 

 

Previna-se a Imunológica São Luís, sua casa de vacinas em Avaré apoia esta ideia.

 

PREVINA-SE, NÓS APOIAMOS ESTA IDEIA

Rua Domiciano Santana, 270 | Bairro Água Branca | Avaré-SP

Telefone: 14 3731-3251 - Celular:  14 99832-3006  - 14 99128-9439

 

© 2016 Clínica e Imunológica São Luís - Todos direitos reservados