Hepatite A

A hepatite A é uma doença viral contagiosa causada pelo A (VHA)¹. Esse vírus é muito resistente a diferentes condições ambientais, o que facilita sua disseminação². A hepatite A é a mais comum das hepatites³. Sua incidência é maior em locais de saneamento precário. Uma vez infectada e tratada, uma pessoa desenvolve imunidade permanente contra o VHA².

Todas as pessoas que vivem em condições de insalubridade, com saneamento básico deficiente, são suscetíveis à contaminação pelo VHA³.

A hepatite A pode ser totalmente silenciosa, assintomática. Durante o período de incubação, que vai de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa já elimina o vírus nas fezes². Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos: febre, dores musculares, cansaço, mal estar, falta de apetite, náuseas, vômito², tonturas, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas¹. Na maioria das vezes, os sintomas são confundidos com os de uma virose e acabam desaparecendo².

A transmissão da hepatite A se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados¹. Entre os alimentos, os que merecem mais atenção são os frutos do mar, especialmente ostras, que muitas vezes são consumidas cruas ². Após a infecção, pode demorar até seis meses para o vírus ser completamente eliminado do organismo².

A melhor forma de evitar a doença é manter boas condições de higiene e de saneamento básico¹. O vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos², por isso é importante lavar as mãos com frequência. A doença é também prevenível por vacinação.⁴

Geralmente o organismo dá conta de combater a doença, não existindo tratamento específico.³ O tratamento limita-se a repouso e alívio dos sintomas mais incômodos como náuseas, vômitos e prurido, de acordo com a orientação médica.⁵ Uma recomendação deve ser seguida rigorosamente: não se deve consumir álcool por até três meses depois do desaparecimento completo dos sintomas, pois a agressão ao fígado pode levar a complicações².