Gripe (Influenza Sazonal)

A gripe é uma doença aguda das vias respiratórias. Vale ressaltar que, apesar de apresentarem sintomas em comum, resfriado e gripe são enfermidades diferentes. O primeiro é causado por rinovírus ou coronavírus, e a segunda pelo vírus influenza¹. Existem vários tipos de vírus influenza, entre eles o H1N1, causador da gripe suína, e o H5N1, que provoca a gripe aviária. Quando falamos somente “gripe”, de maneira geral estamos nos referindo àquela causada pelos vírus influenza A, B e C¹.

A gripe é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios, por isso recebe o nome de influenza sazonal. No Brasil, essa temporada ocorre geralmente entre maio e outubro, mas difere dependendo da região. No Norte e Nordeste, é mais frequente entre abril e junho. No Sul e Sudeste, ocorre mais entre junho e outubro². Crianças com menos de dois anos, adultos com mais de 65 anos, gestantes, imunodeprimidos e obesos são mais suscetíveis a complicações da doença¹.

A gripe normalmente tem início abrupto e começa de três a quatro dias após a infecção pelo vírus, com febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal estar e fadiga. Pode haver tosse, dor de garganta e nas articulações e coriza¹. Algumas pessoas, principalmente crianças, podem ter diarreia e vômitos³. A gripe não complicada costuma melhorar em até cinco dias a partir do início dos sintomas. Em pessoas vulneráveis, a gripe pode desencadear pneumonia, inflamação dos músculos e do sistema nervoso¹, bronquite, sinusite e otite³.

A forma mais comum de transmissão do influenza se dá entre pessoas, por meio de gotículas de saliva expelidas pela tosse, espirro ou simplesmente pela fala. Transmissão indireta, ao levar as mãos que tocaram superfícies contaminadas até a boca, nariz ou olhos, também pode ocorrer².

A vacinação é uma das formas mais eficazes de evitar o contágio². Estando gripado, é importante cobrir a boca ao tossir ou espirrar para evitar a transmissão¹. Além disso, como o vírus permanece vivo no ambiente por até 72 horas e em superfícies como corrimões, maçanetas e talheres por até dez horas², é importante lavar as mãos com frequência, para evitar que ela seja levada à boca após ser contaminada.

Ao surgirem os sintomas, é recomendado procurar o serviço de saúde e não se automedicar, pois isso pode mascarar sintomas e acabar impedindo a observação de possíveis agravamentos². Como a gripe é uma doença autolimitada, é recomendado repouso, uso de medicamentos conforme prescrição médica e hidratação até que o organismo se livre do vírus.¹