Febre Tifoide

O que é

 

Causada pela bactéria Salmonella enterica typhi, a febre tifoide é associada a baixo desenvolvimento socioeconômicos e encontrada principalmente em áreas com condições precárias de saneamento e higiene¹.

 

Quem está sob risco

 

Pessoas em ambientes precários de saneamento estão mais suscetíveis à doença, principalmente crianças, idosos e gestantes, que também são mais vulneráveis a complicações da febre tifoide².

 

Sinais e sintomas

 

Algumas pessoas são portadoras da bactéria, mas não apresentam sintomas e podem transmiti-la pelas fezes. Os sintomas mais característicos são febre prolongada, constipação ou diarreia com sangue, falta de apetite, mal estar, cefaleia, prostração, aumento do fígado e baço, dores abdominais, náuseas e vômitos. Podem surgir manchas rosadas no tórax e abdômen conhecidas por roseola tífica². Geralmente, os sintomas começam leves. Nas três primeiras semanas, tornam-se mais intensos, e se não houver tratamento, podem se agravar e levar a complicações como hemorragias abdominais e até perfuração do intestino e risco de sepsis².

 

Transmissão

 

O período de incubação varia entre 8 e 14 dias². A pessoa, sintomática ou não, elimina a bactéria pelas fezes e urina por três meses ou até um ano após a infecção¹. A única forma de se infectar é por ingestão de água ou de alimentos contaminados, ou pelo contato direto de mãos infectadas com fezes, urina, secreções, vômito ou pus levadas à boca¹.

 

Prevenção

 

É importante informar-se sobre medidas de proteção antes de viajar, não consumir alimentos crus ou mal cozidos em lugares com condições sanitárias suspeitas, beber somente água fervida², manter o asseio e a higiene pessoal e vigiar portadores do bacilo³. A doença é também prevenível por vacinação⁴.

 

Tratamento

 

Repouso, hidratação e dieta leve são recomendações que ajudam a melhorar o quadro, além de tratamento medicamentoso orientado por um profissional médico, caso necessário.² Geralmente, o tratamento é ambulatorial, havendo necessidade de internação apenas quando há agravamento dos sintomas.¹

 

Para acessar as referências bibliográficas desta seção, clique aqui

 

PREVINA-SE, NÓS APOIAMOS ESTA IDEIA

Rua Domiciano Santana, 270 | Bairro Água Branca | Avaré-SP

Telefone: 14 3731-3251 - Celular:  14 99832-3006  - 14 99128-9439

 

© 2016 Clínica e Imunológica São Luís - Todos direitos reservados