Catapora (Varicela)

A catapora é uma doença benigna, mas altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster e famosa pelas manchas e feridas avermelhadas que coçam bastante¹. Apesar de ser uma doença comum na infância ou adolescência, não deve ser encarada como inofensiva. Uma vez adquirido o vírus, o indivíduo fica imune por toda a vida. Entretanto, o agente irá permanecer no organismo, podendo provocar posteriormente uma doença chamada herpes-zóster, conhecida também como cobreiro¹. Anualmente, quase 11 mil pessoas são internadas por causa da varicela no Brasil, resultando em mais de 160 óbitos /ano².

A doença pode aparecer durante todo o ano, mas o número de ocorrências aumenta do fim do inverno até a primavera (de agosto a novembro) e atinge principalmente crianças³. Portadores de imunodeficiências, gestantes, pacientes em tratamento com imunossupressores (quimioterapia, radioterapia ou corticosteroides em grandes dosagens) e crianças menores de 1 ano são mais suscetíveis aos agravamentos da doença4.

Os primeiros sintomas da catapora são febre (variando entre 37,5° e 39,5°) acompanhada de mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e cansaço. Depois de 24 a 48 horas¹, surgem espalhadas pelo corpo entre 250 e 500 lesões avermelhadas (exantema da varicela)³ que se transformam em pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido. Depois, formam crostas que provocam muita coceira¹. As manchas costumam desaparecer em cinco ou seis dias sem deixar marcas5. Se a catapora for contraída durante a gravidez, a mulher corre risco de ter síndrome da varicela congênita, que pode causar problemas graves à saúde da criança, como baixo peso, cicatrizes cutâneas, alterações oculares, diminuição do tamanho dos membros, diminuição do córtex cerebral e retardo mental. Porém, o índice de complicações desse tipo é bem baixo: menos de 2% das crianças cuja mãe apresentou varicela na gestação tiveram problemas de má formação4.

A transmissão do vírus ocorre por contato direto através da saliva do paciente com a doença ou através do ar. O período de incubação dura em média 18 dias, podendo variar entre 10 a 21 dias¹,4. A recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas¹.

A varicela pode ser prevenida através da vacinação5 e ao evitar contato direto com pessoas portadoras da doença¹.

O tratamento da catapora é focado no alívio dos sintomas. É importante tentar não coçar as lesões para evitar que estas sejam contaminadas por bactérias, o que poderia trazer complicações como encefalite, pneumonia, hepatite e artrite. Além disso, coçar pode provocar feridas que depois se tornam cicatrizes¹,4,6. O médico pode prescrever medicamentos para o alívio da coceira ou eliminar o risco de contaminação secundária³.